Vítima de um infarto fulminante, morreu na manhã de sábado, 16, o professor e advogado Agerson Tabosa Pinto.
Agerson foi governador do Distrito 450 do Rotary. Foi também professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.
Ele era, no meio acadêmico, muito respeitado pelos seus colegas professoers e, principalmente, por seus alunos.
Na vida social, destacou-se como rotariano, elegando-se Governo do Distrito do qual faz parte o Estado do Ceará.
Breve Histórico
Nascido em 03 de setembro de 1934 em Itapagé - Ceará, Agerson Tabosa Pinto frequentou o seminário mas, após ter descoberto não dispor de vocação para o sacerdócio, fez os cursos de direito e letras neolatinas na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Seguiu o magistério, ingressando muito jovem como assistente na Cadeira de Direito Romano da Faculdade de Direito da UFC. Nessa disciplina, não só ascendeu aos postos subsequentes da carreira acadêmica como alcançou amplo reconhecimento entre os especialistas, tendo inovado grandemente, entre nós, o conhecimento das instituições políticas da Roma Antiga.
Atuou também na cadeira de sociologia, ministrando a disciplina no curso básico da Universidade. Para completar sua formação, concluiu o mestrado em ciência política no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e o doutorado em Direito do Estado, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Aposentando-se na UFC, Agerson aceitou convite para continuar lecionando na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e por ultimo na Faculdade 7 de Setembro (FA7). Exerceu cargos públicos, tornando-se também presidente do Instituto Tancredo Neves no Ceará, órgão de pesquisa e formação política do PFL.
Agerson Tabosa foi exemplo de dedicação também ao Rotary Club. Tendo sido um dos grandes rotarianos do Brasil. O ex-governador de Rotary Agerson Tabosa foi a mais de 20 convenções de Rotary International pelo mundo.
Fonte: Diário do Nordeste e Rotary Club
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário